Petróleo
Petróleo
Maceió – AL, outubro de 2014.
Camilla Paulino Santiago e Lara Jaires Cavalcante
Petróleo
Trabalho solicitado pela professora Rodilda,
Da disciplina de química, para obtenção de nota.
Colégio Vila Rica
Série: 3ºano
Turno: Matutino
Maceió – AL, outubro de 2014.
Sumário
Introdução ……………………………………………………………………………… 4
Petróleo ……………………………………………………..………………………….. 5
Conclusão ……………………………………………………………………………… 7
Bibliografia …………………………………………………………………………….. 8
Petróleo
Do latim petrolĕum que, por sua vez, deriva de um vocábulo grego que significa “óleo de rocha”, o petróleo é um líquido natural oleaginoso que é formado por uma mistura de hidrocarbonetos e é obtido a partir de camadas geológicas, sejam estas continentais ou marítimas.
Formação do Petróleo
Existem duas teorias sobre a origem sobre a origem dos hidrocarbonetos naturais: a teoria biogênica e a teoria abiogênica. Essas teorias foram intensamente debatidas desde 1860 e com menor intensidade após a descoberta de vastas acumulações de petróleo, sobretudo pelos avanços da exploração através de métodos sísmicos. A postulação de que o petróleo seria formado por detritos orgânicos soterrados foi originalmente proposta pelo cientista russo Mikhail Lomonossov, em 1757.
Biogênica: Se forma a partir de substâncias orgânicas procedentes da superfície terrestre (detritos orgânicos), que seriam soterrados. Com o incremento de temperatura, as moléculas do querogênio começariam a ser quebradas, gerando compostos orgânicos líquidos e gasosos, em um processo denominado catagênese. Para se ter uma acumulação de petróleo seria necessário que, após o processo de geração (cozinha de geração) e expulsão, ocorresse a migração do óleo e/ou gás através das camadas de rochas adjacentes e porosas, até encontrar umarocha selante em uma estrutura geológica que detenha seu caminho, sob a qual ocorrerá a acumulação do óleo e/ou gás em uma rocha permeável chamada rocha