Arte Cênica
O teatro surgiu a partir do desenvolvimento do homem, através das suas necessidades. Através destas necessidades surgem invenções como o desenho e o teatro na sua forma mais primitiva. Arte Cênica é uma forma de arte apresentada em um palco ou lugar destinado a espectadores. O palco é compreendido como qualquer local onde acontece uma representação, podendo acontecer tanto em praças como em ruas.
A arte Cênica abrange o estudo e a prática de toda forma de expressão que necessita de uma representação, como o teatro, a música ou a dança.
A arte Cênica ou Teatro divide-se em cinco gêneros: Trágico, Dramático, Cômico, Musical e Dança.
O gênero Trágico imita a vida por meio de ações completas.
O Drama descreve os conflitos humanos.
A comédia apresenta o lado irônico e contraditório.
O Musical é desenvolvido através de músicas, não importa se a história é cômica, dramática ou trágica.
A dança utiliza-se da música e das expressões propiciadas pela “mímica”.
O teatro primitivo era uma espécie de danças dramáticas que abordavam as questões do seu dia a dia, uma espécie de ritual de celebração.
Estes rituais propagavam as tradições e serviam para o divertimento e a honra dos nobres. No início fazia-se teatro nas ruas, depois tornou-se necessário um lugar. E assim surgiram os primeiros teatros.
No séc. XIX havia uma preocupação obsessiva com a autenticidade de cenários. Até mesmo cavalos vivos subiam ao palco. O desenvolvimento tecnológico modificou toda a organização técnica que cercava o espetáculo: luzes, cenários, som e efeitos especiais.
A influência de William Shakespeare no teatro, considerado como o maior dramaturgo do idioma inglês. Os trabalhos de Shakespeare tiveram bastante influência no mundo teatral.
Em Romeu e Julieta, Shakespeare mistura a tragédia com a comédia e cria um novo gênero.
As peças shakespearianas de modo geral retrataram uma variedade gigantesca de emoções. Suas peças transmitiram violência, comédia e