Arte contra o Bullying
Juliana Santos Sameshima
RA:1077142
Pós- graduação em Arte e Educação
A ARTE CONTRA O BULLYING
Orientador Prof. Wagner Montanhini
Centro Universitário Claretiano
Batatais/São Paulo
2011
2
A ARTE CONTRA O BULLYING
RESUMO
O presente Artigo destina-se a compreender o processo do Bullying, suas causas e efeitos, discutindo o melhor modo de combatê-lo. Para melhor elucidar a questão, foram colhidos três depoimentos de vítimas do Bullying que atribuem à Arte o papel de grande auxiliadora no processo de reconstrução de significados, proporcionando a purgação de sentimentos contidos e o distanciamento necessário para a sua resolução. Os jogos teatrais propiciam a liberdade pessoal que favorece a aquisição da auto-identidade, autoconsciência e a auto-expressão, dando a oportunidade de experienciar o novo sem correr os riscos reais; a linguagem teatral trabalha a construção de conteúdos através da forma estética.
Palavras chaves: Bullying, Arte, Jogo teatral, Re-significação, Reconstrução.
3
INTRODUÇÃO
A pesquisa foi construída através de revisão bibliográfica e do estudo de três casos, nos quais todos afirmam ter sofrido Bullying e relatam a superação deste com o auxilio da Arte; o tema se justifica em diagnosticar e compreender as causas do
Bullying, reconstruindo seus efeitos.Buscando compreender os elementos que precedem o Bullying, embasei-me na pesquisa de Clarice Fante, realizada no Brasil e que levantou questões significativas para a realização desta pesquisa.
A partir da análise dos dados levantados, buscando um caminho para a resolução do problema, identifiquei seu radical: a desvalorização da auto-identidade, problema este que só a Arte pode resolver no âmbito em que ele acontece, ou seja, na escola.
Para a viabilização desta idéia, embasei-me em duas obras de Viola Spolin,
Improvisação para Teatro e Jogos Teatrais na sala de aula, que elucidam as teorias e as práticas, visando fortalecer a