Bullying
Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional.
Atualmente está cursando o curso de Especialização em Formação em Professores da Educação Básica, e também o curso de Ciclos de Seminários Preparatórios Para o Acesso ao Mestrado. Email: jositeo@gmail.com BULLYING: COMPREENDER PARA COMBATER!
RESUMO
O presente projeto visa o estudo e a informação como iniciativa ao combate a prática do bullying, tendo como objetivo a investigação das causas e consequências da violência nas escolas; a pesquisa e aplicação que possam desenvolver na equipe escolar, na família e na comunidade atitudes de conscientização sobre tais atos. Para desenvolver este projeto se torna necessário usar como instrumento: a observação, a análise e a pesquisa, para que seja compreendido como ocorre o bullying e em seguida intervir neste processo através de atividades que envolvam o esclarecimento e a mudança de comportamentos. Para tal, contamos com atividades como: Leitura e escrita, atividades lúdicas, pesquisas, círculo de debates, pinturas, músicas, literatura de cordel, entre outras. Sabe-se a prática do bullying tem feito muitas vítimas, portanto, é de suma importância que a informação seja norteadora para uma mobilização contra atos agressivos no ambiente escolar. Pois, combatendo a violência física, mental, psicológica, ou sexual passaremos a contribuir para que seja instituída a paz nas escolas.
Palavras-chave: Bullying, Violência, Escola.
REVISÃO LITERÁRIA
Todos os dias surgem reportagens que mostram o quanto está se tornando corriqueiro o ato de agredir. Porém, a maneira que mais vêm chamando a atenção é o bullying escolar. O termo bullying é encontrado na literatura anglo-saxônica, que conceitua os comportamentos agressivos e antissociais em estudos sobre o problema da violência escolar.
O bullying tem atacado o cotidiano das escolas e com muita frequência são vistos dos