Criminologia- Trajetórias Transgressivas
Autor: Jorge Trindade
Título: Psicopatia- A máscara da Justiça
Local e data da edição: Porto Alegre, Livraria do Advogado , 2009.
Estrutura Externa: Introdução, desenvolvimento e considerações finais.
Tema: Psicopatia
Resumo: O tema central desta obra é o estudo da psicopatia no âmbito da justiça, o qual estão inseridos diversos tipos de profissionais tais como psicólogos, psiquiatras, advogados, promotores, juízes, que conjuntamente trabalha a fim de detectar a doença através da dita máscara que as características da personalidade se manifestam.
Palavras chave: Loucura- Psicopatia- Personalidade psicopática- Violência-Cura- Putabilidade- Inimputabilidade- Reincidência.
Citações relevantes:
"A maior parte dos delinquentes ocasionais também apresenta uma anormalidade, mas em grau muito menor do que os delinquentes natos".
" O retrato do psicopata como um indivíduo egocêntrico, impulsivo e sem empatia, tem sua origem numa leitura psicodinâmica".
" O transtorno, porém, não é sinônimo de criminalidade. Muitos indivíduos com Transtorno de Personalidade Anti -Social podem nunca vir a matar ou delinquir, adotando, por exemplo, um estilo de vida parasitário, em que usam os outros em benefício próprio, manipulando, sem nunca precisarem cometer atos violentos".
" Os indivíduos psicopatas são egocêntricos, agressivos, destrutivos, e desinteressados pelos sentimentos dos outros. Apresentam dificuldades no controle dos impulsos, e adotam valores e padrões que destoam daqueles usualmente adotados pela sociedade".
" O psicopata não se importa com as consequências de seus atos".
"Além do mais, psicopatas são presenteístas. Vivem o "dia de hoje" sem se preocupar com o amanhã, mais uma característica de sua onipotente e egoísta posição no mundo, onde é um hóspede parasitário e aproveitador."
" Uma das hipóteses é que as características linguisticas, cognitivas, e comportamentais dos psicopatas estejam relacionadas com uma distribuição