Arte contemporanea
Centro universitário leonardo da vinci-uniasselvi Licenciatura artes visuais-5062
Resumo
O cubismo salienta a geometrização das figuras,resulta numa arte intuitiva e abstrata derivada da “experiência visual”
Rompe com o conceito de ‘arte” como imitação da natureza,com a pintura tradicional, e com a perspectiva.
Palavra-chave: cubismo,geometrização.
Introdução
Este movimento surge também nas artes no século vinte,rompe com a perspectiva adotada pela arte ocidenal desde o renascimento,é o mais influente deste período.
Com suas formas geométricas representadas,na maioria das vezes por cubos e cilindros,a arte cubista cubista rompe com os padrões estéticos que primavam pela perfeição das formas na busca da imagem realista da natureza.
A imagem única e fiel da natureza,tão apreciada pelos europeus desde o renascimento deu lugar a esta nova forma de expressão onde um único objeto pode ser visto por diferentes ângulos ao mesmo tempo.
O marco inicial do cubismo foi em 1907 com a tela lêsDemoselles d” Aignon,pintada por Pablo Picasso.
Picasso retratou a nudez feminina de uma forma inusitada,onde as formas reais,naturalmente arredondadas,cederam espaço a figuras geometricamente perfeitamente trabalhadas.
O movimento cubista ganhou espaço no Brasil após a semana de arte moderna em 1922.
Mesmo assim não encontramos artistas cubistas brasileiros,em nosso país .
Alguns de nossos pintores foram influenciados pelo movimento e apresentam características cubista em suas obras,podemos citar:
*TARSILA DO AMARAL
*ANITA MALFATTI
*DI CAVALCANTI E OUTROS.
Conclusão
O cubismo é uma forma de representar a arte,seja seja ela abstrata ou não,o que realmente importa é que o cubismo seja parte da imaginação de uma imagem refletida ,em cones ou cilindro ,não é necessário que a pintura seja a copia fiel da imagem propasta,mas realizada de maneira livre e espontânea,para que