arte como forma de pensar, função da arte e significado
Arte já é uma expressão com o intuito de representar um pensamento, um sonho, uma visão sobre a realidade, porém, todos os esforços se concentram em encenar, representar, compor, produzir a expressão artística, que transforma o pensamento em uma representação real ou recria a realidade, enfatizando os pontos que chamam a atenção do artista. Claro que, numa arte que recria ou expressa a realidade, é preciso um pouco de Filosofia, pois representa-se tudo aquilo que se pensa.
Exemplos: uma discussão sobre o egoísmo humano acompanhada de vídeos mostrando algumas atitudes que representam esse egoísmo, e discutindo o porquê o ser humano age assim, é uma discussão filosófica.
Um modelo 3D representando a vida real; uma pintura representando um cachorro; um vídeo com cenas do cotidiano, acompanhado de efeitos visuais que tentam passar uma sensação, são artes.
A preocupação com a arte é algo que vem acontecendo desde a Antiguidade. No entanto, foi só no século XX que a arte passou a ser valorizada por si, como objeto que possibilita uma experiência estética por seus valores intrínsecos. Dependendo do tipo de interesse, podemos distinguir três funções principais para a arte: a pragmática, a naturalista e a formalista.
Função pragmática ou utilitária – Segundo essa função, a arte serve como meio para se alcançar um fim não artístico, não sendo valorizada por si mesma, mas por sua finalidade. Esses fins não artísticos variam muito no decorrer da história. A partir desse ponto de vista, o critério para se avaliar uma obra de arte são exteriores à obra: não interessa saber se a