arte bizantina
Professor: Denner Lunna
2º ano B
Matéria: Artes
Alunos:
Mayelle_________________________________________________________
Salomão James_________________________________________________
Hingrid________________________________________________________
Jossane_______________________________________________________
Nadiny________________________________________________________
José Matheus________________________________________________
Marta____________________________________________________
Larissa_________________________________________________
Erika___________________________________________________
Ana Ketlen_____________________________________________
18/03/2014
O termo arte bizantina refere-se à expressão artística de caráter religioso do Império Bizantino. No entanto, deve-se lembrar de que esta tendência artística, por meio de influência político-religiosa, expandiu-se para regiões fora das fronteiras imperiais.
O crescente problema nas fronteiras causado pelos bárbaros, além de problemas dentro de Roma com o senado constantemente se envolvendo em questões relacionadas ao reinado dos imperadores, fez com que os imperadores optassem por outras cidades para serem sedes do império. O imperador Constantino (r. 306-337) transferiu a capital do império para Bizâncio, antiga cidade renomeada mais tarde para Constantinopla. Neste local reúnem-se toda uma série de fatores que impulsionam a ascensão da nova expressão artística.
Esta arte viveu o seu apogeu no século VI, durante o reinado do imperador Justiniano (r. 527–565)ao qual se sucede um período de crise denominado Iconoclastia e que consiste na destruição de qualquer imagem santa devido ao conflito político entre os imperadores e o clero. Após a crise iconoclasta, houve uma nova era de ouro da arte bizantina que se estendeu até o fim do império no século XV. No entanto, reminiscências desta arte permaneceram embutidas