arte barroca
R- Justifica nas variedades das culturas existentes no país. O barroco manifestou-se também de forma característica fora dos grandes centros da colônia: Em Goiás com seu barroco mais simples, uma das características fortes das imagens era usarem um manto com estampas douradas.
No Sul destaca-se a influência das Missões Jesuíticas, que transmitiam aos nativos técnicos artísticos europeus. Algumas esculturas e cerâmicas produzidas então sobreviveram aos massacres bandeirantes. São Paulo, isolado durante esse período, mostra uma arquitetura extremamente simples e peculiar. Seus melhores exemplos são estabelecimentos rurais e construções jesuítas de grande porte, como o Conjunto da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Embu.
2. Um dos elementos mais característicos, das igrejas barrocas brasileiras são as talhas. Explique o que são.
R- Ornamentos esculpidos em madeira, mármore, marfim ou pedra, são muito presentes nas igrejas barroco brasileiras. Aparecem em altares, arcos, tetos e janelas, recobrindo praticamente todo interior da construção. Podem ter motivos florais, figuras de anjos, espirais, formas que surgem movimentos e quebram a monotonia das linhas retas. As de madeira com varias cores são chamadas de policromadas, as mais vistosas são as douradas, revestidas por uma leve camada de ouro.
3. Em que região teve início uma arquitetura realmente brasileira com características próprias?
R- No Brasil, o barroco ganhou impulso entre 1720 e 1750, momento em que várias academias literárias foram fundadas por todo o país.
4. No barroco brasileiro destaca-se dois artistas: um do Rio de Janeiro, outro de Minas Gerais: Quem são eles?
R- Do barroco mineiro foi o escultor e arquiteto Antônio Francisco de Lisboa também conhecido como Aleijadinho.