Arte/Artista
INTRODUCAO AS DIFERENTES LINGUAGENS ARTISTICAS
PAULA CAROLINE PEREIRA BORGES
Conceito de Arte/ Artista
CRICIÚMA
2013
PAULA CAROLINE PEREIRA BORGES
Conceito de Arte/ Artista
Trabalho apresentado para cumprimento parcial da disciplina de Introdução as diferentes linguagens artísticas do curso de Artes Visuais – bacharelado da Universidade do Extremo Sul Catarinense, solicitado pela professora Édina Regina Baumer.
CRICIÚMA
2013
1. O que é Arte? No mundo de hoje é a própria cultura que decide qual objeto é arte e qual não é. A arte não pode ser explicada, ela não precisa ser explicada. Arte é manifestação da atividade humana diante de uma admiração que irá classificá-la como arte, pois cada um possui e dá valores diferentes a ela. Ou seja, arte é o conceito que une diversas criações realizadas pelo ser humano para expressar uma visão ou abordagem sensível do mundo em que vive, seja este real ou imaginário. E é através de recursos plásticos, linguísticos ou sonoros, que a arte permite expressar ideias, emoções, percepções e sensações. Coli (1990, p. 37) entende que:
Para definir o que é ou não arte a cultura possui alguns instrumentos que conferem ao objeto o estatuto de arte, um deles é o discurso sobre o objeto artístico, uma análise crítica de um especialista em arte que tem competência e autoridade para julgá-la arte ou não e a partir de seus conhecimentos pode classificá-la por diferentes estilos.
A nossa cultura também classifica uma obra pelos locais onde ela esta sendo manifestados, esses locais como museus, galerias, teatros, cinemas, livros, enfim, valoriza a obra dando a eles, um estatuto de arte a um objeto. Fisher (1963, p. 25) define que:
A arte precisa se quer voltar à vida, não nos impor qualquer ideia cultural, pois tudo que seja humanista deve estar excluído desde o início. E o artista nem