Arte para não artistas
A arte se manifesta de diferentes maneiras na sociedade. Seja ela visual ou não, estamos sempre cercados de arte por todos os lados, pois "além de sua função estética, a arte pode ser utilizada com fins didáticos, religiosos e políticos, numa tentativa de responder ás necessidades e inquietudes da sociedade" (Enciclopédia Temática BARSA, Artes, 2005, p. 02)
Na sociedade, muitas das vezes, a arte tem a função de provocar a reflexão de todos, chamando a atenção para vários aspectos. Sendo aspectos visuais, corporais ou auditivos, o trabalho do artista nem sempre é levado á sério, pois ainda existem pessoas que pensam que o artista tem um trabalho "fácil", o que obviamente não é verdade.
O fato de simplesmente olhar para uma obra de artes é muito simples, no entanto é bem diferente olhar para uma obra de arte e perceber todo o trabalho que o artista teve para produzir aquela obra de arte, sentir e, principalmente, compreender a mensagem que o artista quer passar para os não-artistas.
Os vários tipos de arte influenciam a sociedade de várias maneiras diferentes, sejam elas positivas ou negativas, como, por exemplo, na publicidade onde geralmente são usadas as imagens. As artes visuais, as mais conhecidas em função de imagens e pinturas principalmente, servem de inspiração para muitos arquitetos e técnicos em edificações no momento de fazer os projetos e desenhos de edifícios. O arquiteto Oscar Niemayer, por exemplo, fazia de seus projetos verdadeiras obras de artes. Antes de qualquer edifício ser concluído precisa-se que um profissional qualificado elaborasse um trabalho de arte e estética no projeto e em sua conclusão.
"A vida imita a arte muito mais do que a arte imita a vida", Oscar Wilde