Art nouveau e Art Crafts
Arts and Crafts:
Esse movimento surgiu na metade do século XIX, para tentar fazer arte que estivesse ao alcance de todos. Este movimento começou na Grã-Bretanha e se espalhou pro resto da Europa e EUA.
Esse movimento tem como definição o artesanato criativo como alternativa as artes mais conhecidas (pintura e escultura). Ele caracterizava-se pelas referencias medievais e góticas, além de combinar o artesanato com a arte.
Aqueles que aderem a esse movimento acham que a arte deve ser ela e funcional. Um dos pioneiros foi William Morris.
Morris acreditava que um bom design contribuiria para uma sociedade mais feliz, ele formou a companhia Morris & Co que produzia uma variedade de produtos.
Art Nouveau:
Logo após o movimento Art and Crafts surgiu o Art Nouveau, suas principais características são as formas orgânicas, femininas, valorização do artesanato e riqueza de detalhes.
Ele surgiu na Inglaterra em 1880 quando a maioria dos artistas e arquitetos já não se importavam tanto com a estética e sim a funcionalidade.
Esse movimento apareceu para reverter essa situação deixando a arte mais próxima do dia-a-dia da sociedade.
O nome Art Nouveau vem do francês e quer dizer Arte Nova.
Atualmente a Art Nouveau ainda dá sua influencia na moda, arquitetura, publicidade, design e outras áreas ligadas as artes.
O movimento teve vários nomes ao redor do mundo como por exemplo no Brasil que é Arte Floral, na França Style Noville e Belgica StyleCoup de Fout.
Seus principais artitas são William Morris e Arthur Heygate Mackmurdo.