Art nouveau e arts and crafts
Gold and enamel pectoral , Medusa
René Lalique - Design de Produto
Display Cabinet (1900) , Cadeira
Eugène Gaillard - Design de Produto
Propaganda Biscoitos Lefevre Utile (1896)
Alphonse Mucha- designer gráfico
Le Sphinx Mystérieux, (1897) , In hoc signo vinces (1897)
Charles van der Stappen – esculturas
Templo Expiatório da Sagrada Família
Barcelona, 1882
Antoni Gaudi – Arquiteto
Estilo artístico que se desenvolve entre 1890 e a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) na Europa e nos Estados Unidos, espalhando-se para o resto do mundo, muito utilizado nas Artes Aplicadas: arquitetura, artes decorativas, design, artes gráficas, mobiliário e outras.
A art nouveau caracteriza-se pelo dialogo com a produção industrial em série. Os novos materiais do mundo moderno são amplamente utilizados (o ferro, o vidro e o cimento), assim como são valorizadas a lógica e a racionalidade das ciências e da engenharia. Nesse sentido, o estilo acompanha de perto os rastros da industrialização e o fortalecimento da burguesia.
Nas obras de Rene Lalique observamos o uso de muitas curvas repentinas e violentas e também inspiração na natureza com uma simplicidade e modernidade perceptível, resultando em joias características do movimento.
Eugène Gaillard usa em seus móveis linhas simples e curvadas remetendo ás flores , criando uma mobília moderna e clássica ao mesmo tempo.
Percebe-se nos trabalhos de Mucha que eles caracterizaram-se frequentemente por jovens mulheres no estilo vagamente neoclássico, muitas vezes rodeadas por flores exuberantes que formam às vezes coroas por trás de suas cabeças, faz uso de tons pasteis e arabescos , muito utilizados na art nouveau.
Charles van der Stappen trabalhou com derivados de modelos gregos e romanos e da arte do Renascimento italiano com detalhe naturalista e ação fugaz, adicionando características do movimento com as linhas e curvas naturais.
Na arquitetura de Gaudi hipérboles e parábolas em janelas, arcos