Arritmias cardíacas
As arritmias cardíacas constituem distúrbios da formação e/ou condução do impulso elétrico dentro do coração. Podem causar distúrbios da frequência cardíaca, do ritmo cardíaco ou de ambos.
Ritmo sinusal
Características de um traçado de ritmo normal Frequência atrial e ventricular são de 60 a 100 bpm Ritmos atrial e ventricular são regulares
O nódulo sinusal, na átrio direito, é um grupo de células que regula esses batimentos através de impulsos elétricos que estimulam a contração do músculo cardíaco ou miocárdio.
Principais arritmias cardíacas
Bradicardia sinusal
A bradicardia sinusal está presente quanto a frequência cardíaca está abaixo de 60 bpm e o ritmo cardíaco é comandado pelo nódulo sinusal - estrutura que normalmente comanda o ritmo do coração.
Taquicardia sinusal
Como o próprio nome indica, os estímulos são provenientes do nódulo sinusal e há condução adequada dos mesmos. Estes estímulos nascem com uma frequência elevada, chegando a 150bpm.
Fibrilação Atrial
É um tipo de arritmia cardíaca em que há movimentos irregulares dos átrios, cujas fibras musculares individuais agem independentemente,não existindo a contração muscular. Os estímulos formados nos átrios tem uma frequência, geralmente, maior que 400bpm. A frequência ventricular é elevada e irregular.
No ECG, as ondas aparecem com amplitudes irregulares, incoordenadas. A fibrilação reduz o enchimento do ventrículo esquerdo, mas não leva a parada cardíaca. O ritmo cardíaco nesta situação é geralmente irregular e rápido e pode levar a desconforto ou sintomas de dispnéia. Se houver colapso hemodinâmico (instabilidade pressórica, choque) a cardioversão elétrica é mandatória.
Flutter atrial
O Flutter atrial ocorre no átrio e cria impulsos com uma frequência atrial entre 250 e 400 vezes por minuto. Como a frequência atrial é mais rápida do que o nódulo AV pode conduzir, nem todos os impulsos atriais são conduzidos dentro do ventrículo.