Arrimos e Contenções
Arrimos e Contenções
Integrantes:
História:
Os Muros de Contenção Segmentados de terra armada não são um conceito moderno. Os primeiros exemplos de construções datam de tempos antigos, como a Grande Muralha da China, e os Ziggurats na antiga Mesopotâmia. Estes sistemas consistiam na utilização de troncos e raízes como reforço do solo.
Em 1984, os Muros Segmentados surgiram como um sistema standard para estruturas convencionais. Atualmente, utilizando Blocos “Anchor Wall Systems” com o reforço Geosintético, os projetistas podem desenhar vários tipos de muros, incluindo muros em socalco, em muros, para canais de água, e em vias de comunicação, estruturas rodoviárias, arranjos paisagísticos, etc. Estes muros de terra armada reforçados com malhas geosintéticas poderão atingir em certas condições especificas os 20 metros de altura.
Algumas das vantagens sobre outros sistemas convencionais são a velocidade de construção, a economia, a durabilidade, a estética, a flexibilidade construtiva (curvas e esquinas), a possibilidade de reutilização dos materiais e a possibilidade de utilização de diversos complementos com acabamento semelhante, (como por exemplo degraus e capeamentos).
Estruturas de Contenção Muros de Arrimo
▪ Definição.
Estes elementos são corridos e fechados a fim de estabilizar taludes naturais ou abertos por escavação.
Em um lado de sua extensão é apoiada a carga do solo, possibilitando áreas livres ao outro lado.
Diferentes tipos de muros são amplamente consagrados, conferindo a cada um peculiaridades que os tornam melhores adequados a cada situação.
▪ Nomenclatura.
▪ Tipos de Muros.
□ Pedra sem Rejunte:
São estes os muros mais antigos usados pela civilização. Sua estrutura é baseada na sobreposição intercalada de pedras de mesmo diâmetro, visando sua melhor acomodação e menor atrito entre os componentes.
A base deve adentrar o nível do solo da jusante para evitar seu deslizamento.
Não há