Arrigh
Matéria - Geografia dos blocos econômicos
Professor - Maurílio Lima Botelho
Aluna - Lidiane Salgado de Souza 2011320214
O longo século XX: dinheiro, poder e as origens de nosso tempo - Giovanni Arrighi
O texto mostra a evolução do moderno sistema interestatal, um aspecto importante foi a oposição constante entre a lógica capitalista e a territorialista do poder, que surge na idade média, na porção setentrional da Itália. Começa um processo de decadência do sistema de governo medieval, e seu subsistema de jurisdições políticas separadas e independentes, unidas pelo princípio do equilíbrio e do poder e por densas e vastas redes de diplomacia com sedes permanentes.
O “Equilíbrio de poder” entre as próprias cidades foi integrante do desenvolvimento do capitalismo como modo de governo. O equilíbrio pode ser entendido como mecanismo em que os Estados capitalistas conseguem reduzir os custos de proteção, tanto em termos absolutos quanto em relação a seus concorrentes rivais, sendo assim o Estado capitalista deve estar em condições que lhe permitam manipular o equilíbrio em benefício próprio.
Segredo do sucesso capitalista da guerra é fazer com que outros entrem em guerra, sem se envolver financeiramente com a mesma. A acumulação de capital proveniente do comércio de longa distância e das altas finanças, a administração do equilíbrio do poder, a comercialização da guerra e o desenvolvimento da diplomacia residente complementaram-se mutuamente e, durante um século ou mais, promoveram uma extraordinária concentração de riqueza e poder nas mãos das oligarquias que dominavam as cidades estado do norte da Itália.
As cidades-estados italianas não estavam tentando promover uma mudança no sistema de governo medieval, somente dois séculos depois, as províncias unidas vieram a mudar o sistema de governo europeu, de maneira a atender o as necessidades de uma acumulação de capital em escala mundial.
A