Arranjos produtivos locais
APL se caracteriza por um número significativo de empreendimentos e de indivíduos que atuam em torno de uma atividade produtiva predominante, e que compartilhem formas percebidas de cooperação e algum mecanismo de governança, e pode incluir pequenas, médias e grandes empresas.(A APL está relacionada diretamente relacionada a redução de custos e expansão de mercado(aumento da qtdd. Ofertada))
Arranjos produtivos locais são aglomerações de empresas localizadas em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais, tais como: governo, associações empresarias, instituições de crédito, ensino e pesquisa.
O principal objetivo dos APLs é o alinhamento dos esforços governamentais para o desenvolvimento através da constatação estratégica de que políticas de fomento a pequenas e médias empresas são mais efetivas quando direcionadas a grupos de empresas e não a empresas individualizadas.
Assim, o tamanho da empresa deixa de ser relevante, pois o potencial competitivo delas advém não de ganhos de escala individuais, mas sim de ganhos decorrentes das maior cooperação entre elas.
1.Número significativo de empreendimentos no território, relevante para o contexto econômico local ou regional.
2.Existência de grupos que atuem em torno de uma atividade produtiva predominante, relacionada com o setor de referência do APL.
3. Cooperação entre os entes participantes do arranjo (empreendedores e demais participantes), em busca de maior competitividade.
4. Existência de algum mecanismo de governança, capaz de liderar, organizar e coordenar ações em prol do bem comum, bem como disseminar o uso dos conhecimentos.
A ideia de aglomerações deve ser entendida em sentido amplo, não somente de um agrupamento de empresas que atuem numa determinada atividade, mas todos os envolvidos nessa atividade produtiva, que ocupem esse mesmo