Arquivos
CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO
Ciências Biológicas Bacharelado
2014/2 – 4ºperíodo.Pablo Vieira Meireles Santana
Botânica IV
Relatório de aula prática:
Germinação e Superação da dormência
São Mateus
2014
Introdução
A semente é o resultado do óvulo que foi fecundado e se desenvolveu dando origem ao embrião, o endosperma e o tegumento. Para que essa semente seja formada são necessárias condições adequadas de fornecimento de nutrientes e água proporcionado pelo ambiente em que se encontra, podendo ser natural ou implantado (adubação). Toda sua nutrição é proporcionada exclusivamente pelo floema.
No período de reprodução a planta praticamente para seu crescimento vegetativo dando exclusividade ao crescimento e formação de flores e sementes.
Após formadas as sementes passam por um processo de dessecação em que a depender da espécie pode ou não ser tolerante aos diferentes níveis de stress que o mesmo provoca. Quanto a esse stress a sementes podem ser classificadas de duas formas: ortodoxas (tolerantes a dessecação) ou recalcitrantes (não toleram a dessecação).
A semente com a qual o experimento foi realizado é a Canavalia rósea, pertencente à família Fabaceae que se encontra em estado de dormência a um período indeterminado de tempo, sendo considerada uma semente ortodoxa.
A germinação tem inicio com o desenvolvimento dos tecidos da semente proporcionado pela sua reidratação. Esse acontecimento desencadeia a reativação do metabolismo, e o desenvolvimento da semente em uma plântula.
Objetivo
O objetivo da aula prática foi encontrar um método eficiente para quebra da dormência dessa semente, e posterior germinação.
Materiais e Métodos
Materiais
Pinça;
Álcool 70º;
Becker;
Caixa Gerbox;
Água;
Papel filtro;
Papel toalha;
Lixa;
Ácido sulfúrico;
Bacia;
Ácido clorídrico (HCl) 2%;
Peneira.
Métodos
A semente de C. rosea foi coletada no município de São Mateus no bairro Guriri pelo professor