arquivologia
O movimento negro é um movimento realizado por pessoas que lutam contra o preconceito racial e democratização dos Direitos Humanos. Eles têm o objetivo de resgatar a memória de um povo que batalhou por sua liberdade.
Antes da abolição da escravatura, em 1888, os movimentos negros eram realizados de forma clandestina, tendo como principal objetivo a libertação dos escravos. Eram negros que resistiam contra o racismo, a escravidão e a opressão que passavam.
No decorrer do trabalho traçaremos um breve histórico sobre o Movimento Negro. Para compreendermos a ação política e social do movimento ao longo da história, apresentaremos o conceito de raça e racismo.
Serão apresentadas idéias baseadas na entrevista realizada com o professor Ivair participante ativo do movimento negro, sendo um integrante do Centro de Convivência Negra da UnB.
Movimento Negro
O racismo é baseado na superioridade de uma raça em relação à outra. Têm como motivação em especial características físicas e outros traços do comportamento humano. Raça pode ser definida de acordo com o dicionário Aurélio, como: grupo de indivíduos cujos caracteres biológicos são constantes e conservam pela geração.
Diante disso, o movimento negro enquanto movimento social pode ser compreendido como um novo sujeito coletivo e político que, juntamente com os outros movimentos sociais, emergiu na década de 70, no cenário brasileiro (GOMES, 2011). De acordo com Sader (1988), enquanto sujeito coletivo, esse movimento é visto como uma coletividade onde se elaboram identidades e se organizam praticas através das quais defendem interesses.
Os movimentos sociais podem ser dispostos em quatro categorias basicamente, considerando fatores que os direcionam à sua razão básica, são essas: a) movimentos ligados à melhoria de condições de trabalho e remuneração; b) os movimentos que defendem direitos humanos relativos a segmentos sociais; c) os movimentos que pretendem resolver problemas relacionados à