Arquivologia
Prof.: Antônio Victor
Material digitado das aulas 01 a 09
Rede de ensino EuVouPassar
1. CONCEITOS IMPORTANTES
Obs.: a seguir serão vistos três conceitos importantes para que o aluno entenda a disciplina. Tais conceitos são tão importante que sempre serão relembrados no decorrer do estudo desta.
1.1. INFORMAÇÃO: é o resultado do processamento, manipulação e organização de dados de tal forma que represente um acréscimo ao conhecimento da pessoa que a recebe. Em síntese é um conjunto de dados que são organizados e manipulados e que proporcionam conhecimento às pessoas.
Dado: menor unidade de conhecimento. A união de dados organizados e manipulados gera uma INFORMAÇÃO. Já ao conjunto de informações que vamos acumulando ao longo das nossas experiências damos o nome de CONHECIMENTO.
1.2. SUPORTE: é o meio no qual a informação é registrada. É o meio físico, material, palpável. Exs: papel, fotografia, cd, etc.
1.3. DOCUMENTO: para darmos o conceito de documento fazemos a junção dos conceitos de informação e suporte, ou seja, documento é um conjunto de dados que são organizados, manipulados e registrados em um meio físico e que proporcionam conhecimento às pessoas. Logo, documento é qualquer informação registrada em um suporte (suporte + informação).
“DOCUMENTO É O OBJETO DE ESTUDO DA ARQUIVOLOGIA”
Porém, muita atenção!! Nem todo documento é documento de arquivo (chamado documento arquivístico).
Documento arquivístico: é o suporte que registra a informação e que tem a prerrogativa de atender às necessidades da administração, de uma organização, de um órgão ou da vida de uma pessoa como fonte de prova documental, registro histórico, etc.
1.4. ARQUIVOLOGIA: é disciplina da Ciência da informação. Surge no final do séc. XVIII, no contexto da Revolução Francesa. A Revolução Francesa, para que não sabe, foi um marco da história, pois a mesma marcou a passagem da Idade Média para a Idade Moderna. Logo nesse período as formas de