tam missoes
Todas as empresas, independentemente de seu segmento, atividade, porte e, mesmo, de sua localização geográfica, estão sujeitas, direta ou indiretamente, às regras de competição do mercado, que gera a necessidade do oferecimento de produtos/serviços que atendam às expectativas dos clientes.
Para isso, as empresas devem ter atuação cada vez mais rápida no sentido de melhorarem os níveis de serviços oferecidos, a partir de estruturas operacionais mais flexíveis, necessidade esta atrelada à premência de garantir um fator de diferenciação, principalmente quando os produtos de vários concorrentes possuem um mesmo grau de qualidade.
A questão vai além dos fatores mercadológicos, pois, para o atendimento das necessidades dos clientes, faz-se necessário levar em consideração a diversidade cultural dos mesmos. A empresa precisa estar sensível ao ambiente cultural em que sua oferta de produtos/serviços está inserida, de modo a encontrar as dimensões estratégicas que devem ser priorizadas no atendimento das expectativas dos consumidores, já que o não entendimento de fatores culturais pode interferir, de maneira crucial, na parceria entre empresas e clientes.
A partir do exposto, argumenta-se que a abordagem multicultural que considera estas questões culturais de forma explícita, pode agregar valor ao relacionamento empresa-cliente. Esse argumento é reforçado pelo fato de vivermos em um modo globalizado, em que as fronteiras econômicas e políticas são cada vez mais frágeis, sendo o contexto sócio-cultural a grande barreira a ser transposta para ganhar e sustentar mercados.
Fatores Culturais
O comportamento social, os valores morais, a conduta individual e a reação perante o desconhecido são manifestações humanas que dependem em larga medida do contexto sociocultural, onde o indivíduo se insere e que este mantém como referência. O conceito de cultura está associado a este contexto sociocultural. Citado por Ogburn, Tyler definiu cultura como um