Autismo
AUTISMO
Agnes – RA: 1213133 Jéssica – RA: 1213316
Luciana Rosa – RA: 1213288
Simone – RA: 1216086
Professor: Daniel
Projeto Profissional Interdisciplinar III
21/06/2013
INTRODUÇÃO
Entre várias deficiências, o transtorno do espectro do autismo é considerado complexo para a medicina, despertando receio e dificuldade no professor diante de um aluno autista. Quando ouvimos a palavra “autismo” logo pensamos em uma criança isolada, perdida no seu próprio mundo, com movimentos repetitivos, agressiva e distante do convívio social. Porém, conhecer uma criança com autismo pode trazer um aprendizado especial para nossas vidas. (SILVA, 2012, p. 15)
Realizamos essa pesquisa com o intuito de conhecer mais a fundo esse transtorno e maneiras efetivas de interação entre professor e aluno, possibilitando a inclusão e o desenvolvimento pleno do aluno em uma sala de aula de ensino regular.
O autismo é um transtorno global do desenvolvimento infantil (TGD), considerado uma síndrome comportamental com causas múltiplas que vem sendo estudado pela ciência há quase seis décadas, que se manifesta antes dos três anos de idade e se prolonga por toda a vida. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 70 milhões de pessoas no mundo são acometidas pelo transtorno, sendo que, em crianças, é mais comum que o câncer, a Aids e o diabetes. (SILVA, 2012, p. 11).
O psiquiatra austríaco Leo Kanner, escreveu pela primeira vez cientificamente em 1943 um artigo cujo nome é “Distúrbios Autístico de Contato Afetivo”. Nesse artigo foi relatado o quadro clinico de 11 crianças, onde foi possível extrair características comuns consideradas essenciais para os diagnósticos. Exemplo: movimentos restritivos e repetitivos, dificuldades em olhar nos olhos, inabilidade no relacionamento interpessoal, atraso na fala, repetição de palavras imediatamente após