Arquivologia
Profª Juliana Vaz
Arquivo: conjunto organizado de documentos acumulados por uma pessoa física ou instituição ao longo de suas atividades.
Acervo: conjunto de documentos mantidos sob a guarda de um arquivo.
Função do arquivo: guardar e organizar os documentos acumulados pela instituição a que pertence, de forma a facilitar a localização destes documentos, quando necessário, otimizando os recursos e reduzindo tempo nas atividades administrativas.
Finalidade do arquivo: Ao organizar os documentos,o arquivo atende, fundamentalmente, a duas finalidades distintas:
✓ Finalidade Administrativa: Num primeiro momento, as informações contidas nos arquivos servem de base no dia-a-dia da empresa, onde os usuários seriam, basicamente, os funcionários; os clientes, os administradores e quaisquer outros indivíduos que busquem informações relativas às atividades da empresa.
✓ Finalidade Histórica: Num segundo momento, o arquivo pode também preservar, por meio de sua documentação, aspectos históricos relativos à instituição a que está inserido e mesmo á sociedade em geral. Neste momento o usuário passa a ser o pesquisador, o historiador ou qualquer pessoa interessada em conhecer o passado refletido nos documentos ali depositados.
ELEMENTOS CARACTERÍSTICOS DOS DOCUMENTOS.
Forma: é o estágio de preparação e transmissão do documento de arquivo e passa por três formas diferentes:
1. Rascunho (minuta); É a primeira redação, ainda não definida, de um texto; um borrão, ou um contrato não assinado. 2. Original; É a redação definitiva de um documento não se permitindo alterações. 3. Cópia. È a reprodução fiel do original.
Formato: É a configuração física do documento, de acordo com a natureza e o modo como foi confeccionado. Ex: Papel = cartão, ficha, livro, folha, folder, cartaz.
Espécie: é a definição do aspecto formal, da forma como as informações são distribuídas no documento e da