Arquivo
A cidade de Vitória (ES) sediou a quarta edição da Conferência Brasileira de Comunicação e Saúde - Comsaúde - realizada entre os dias 18 e 20 de outubro de 2001, com o tema Comunicação para Saúde da Família. Esta foi a primeira vez que o evento se realizou fora do estado de São Paulo, tendo sua primeira edição (1998) sido realizada na Universidade Metodista de São Paulo, em São Bernardo do Campo, e as segunda e terceira nas Faculdades Adamantinenses Integradas, em Adamantina.
Coordenado nacionalmente pelos professores Isaac Epstein e José Marques de Melo, o evento foi viabilizado por uma parceria entre a Cátedra Unesco de Comunicação para o Desenvolvimento Regional e a FAESA (Faculdades Associadas do Espírito Santo), que sediou a conferência e realizou o trabalho de coordenação local.
A Conferência Brasileira de Comunicação e Saúde, promovida pela Cátedra Unesco de Comunicação em parceria com instituições de ensino superior, representa uma tentativa anual de reunir pesquisadores e profissionais de dois campos de destacada relevância científica e social: Saúde e Comunicação.
Dentre os objetivos da ComSaúde 2001, destacou-se a discussão e reflexão sobre o programa de estratégias da saúde da família e suas implicações no contexto local e nacional, o que possibilitou aos profissionais da saúde e da comunicação um espaço para problematização, construção de novos conhecimentos e troca de experiências sobre os novos desafios que se colocam para os profissionais, para a comunidade e para a educação em geral.
Para o titular da Cátedra Unesco/Umesp, Prof. Dr. José Marques de Melo, o ponto alto da conferência está no fato de “colocar em confronto dois agentes diferentes: os comunicadores (jornalistas, publicitários) e os especialistas em conteúdo (médicos, educadores, sanitaristas)”. Segundo o professor, a intenção da Comsaúde é exatamente colocar esses dois tipos de agentes em diálogo, fazendo com que os comunicadores possam