arquitetura
Neste trabalho irei falar sobre a Arquitetura do ferro em portugal e na europa. Irei também referir algumas das obras principais, as caracteristicas e arquitetos.
A arquitetura do ferro:
A arquitectura do ferro apareceu por volta da metade do século XIX.
Com a Revolução industrial dispunha-se de novos materiais de contrução produzidos em quantidade e a baixo preço, como o ferro e o vidro. Graças a isto, desenvolveu-se a arquitetura do ferro, em que as suas estruturas eram metálicas e muitas vezes revestidas a vidro, de forma a facilitar a entrada da luz exterior. Estas construções eram sólidas e tornavam-se mais leves em relação à pedra maciça, o que permitiu criar espaços muito amplos.
A Inglaterra, um dos países mais industrializados da altura, assumiu um papel pioneiro e determinante neste processo.
O ferro foi utilizado na construção de edifícios com carácter utilitário, como pontes, mercados, pavilhões de exposições, grandes armazéns e estações ferroviárias.
O ferro permitiu:
Libertar as paredes da sua função estrutural;
Construção em altura e mais barata;
Desenvolvimento de novos gostos e conceitos estéticos;
Grande linearidade dinâmica e estrutural das barras que aliadas ao vidro desmaterializam os volumes arquitectónicos interpenetrando-os de luz e ar.
A arquitectura do ferro ficou assim caracterizada por: estruturas metálicas; coberturas de vidro; e carácter utilitário.
A arquitetura do ferro foi eficaz, prática e possuía a sua própria estética.
Além disso, a arquitetura do ferro e do vidro ofereceu-nos grandes obras.
Tudo isto levou á necessidade de mudar os sistemas de construção,os avanços da engenharia permitiram resistência, funcionalidade e novas tipologias.
A arquitetura do ferro no estrangeiro: O primeiro edificio deste tipo foi o Palácio de Cristal de Londres, em 1851. No entanto, a Torre Eiffel, construída nos finais do seculo para a exposição mundial de