arquitetura
Três grandes shoppings foram inaugurados em apenas um ano na periferia de Fortaleza. Uma tendência que ganha força no Nordeste: nos últimos dois anos, foram 12 inaugurações e outras 21 estão previstas até o ano que vem. É a segunda região que mais inaugura shoppings no Brasil, segundo a associação brasileira do setor.
"Todos os grandes shoppings trazem um progresso imediato no seu entorno. Melhores lojas, a população já está vindo pra cá, a própria mobilidade para esses shoppings, muda todo o perfil do local", fala o presidente da Associação dos Lojistas de Shoppings Centers do Ceará, Abílio de Carmo.
Bom para os consumidores, melhor ainda para quem mora perto e trabalha no próprio shopping. Em cinco minutos, o assistente de faturamento, Nelson Germano Neto, sai de casa e chega na administração onde é assistente de faturamento do lugar que ele viu ser construído.
"Quando colocaram os tapumes para iniciar a obra a gente ficou na expectativa do que poderia ser. Quando a gente soube que ia ter um shopping aqui, pela minha formação, eu pensei que podia conseguir um emprego aqui".
Dos 3.000 funcionários, 400 receberam capacitação neste instituto mantido pelo shopping em parceria com o Senac. Luana Gadelha Lima, de 18 anos, já trabalhou com vendas, mas, não tinha conhecimento de informática. Agora que unir as duas capacidades para conseguir um emprego no local.
"A minha procura é no shopping que é mais perto de casas. Várias pessoas já foram chamadas para o shopping mesmo", conta.
É o caso do operador de caixa, Anderson da Silva, que