Arquitetura
Projeto
Hotel Unique
Arquitetura
Ruy Ohtake, Alfred Talaat, Félix Araújo, Nancy Marques, Marcelo Jordão e Rubens Scuoppo
Local
São Paulo
Data do Projeto
1999
Data da Construção
2000 – 2002
Área do Terreno
6.454,00 m2
Área de Construção
20.500,00 m2
Contexto Histórico
Conforme Serapião (2002), o Hotel Unique foi projetado em 1999, pelo arquiteto Ruy Ohtake, sua execução finalizou-se em 2002. Desde o início de 2000, a construção de um volume inusitado chamava a atenção de quem transitava pela av. Brigadeiro Luiz Antonio, nas imediações do parque Ibirapuera, em São Paulo.
O edifício agrupa elementos que nomearam o arquiteto como um dos expoentes da arquitetura brasileira, como curvas e empenas de concreto e inovações, como a caixilharia e o revestimento de cobre.
O volume principal em forma de arco possui seis pavimentos que abrigam 95 apartamentos, com áreas entre 36 m2 e 250 m2. A moda dos tradicionais átrios de hotéis há um vazio que atravessa todos os andares.
O programa do hotel foi disposto de forma simples e inteligente, para encaixar-se no volume. Em um primeiro olhar, o que pode ser percebido de imediato em relação ao Hotel Unique é que o edifício nasce de uma forma inusitada.
A variedade de materiais usados em sua composição, como o vidro, o concreto, a madeira e o cobre, difundem uma contrastante mistura de cores, com a qual é possível proporcionar aos volumes, formas e curvas mais puras com aspecto de leveza. Assim, o arquiteto segue uma trajetória própria, misturando técnica e intuição, cores e curvas, tecnologia e a tradição da arquitetura brasileira.
Conforme Gelinski e Paiva (2002), as duas faces dessa estrutura foram revestidas com placas de cobre pré-oxidadas que produzem pequenas variações de tons verdes, enquanto sua base circular recebeu revestimento de madeira – réguas de maçaranduba com 30 cm de largura com um tom mais avermelhado.
Segundo Serapião (2002), nas extremidades, os