Nikola Tesla
Nikola Tesla nasceu em 1856 em Smiljan na Croácia região que era parte, na época, do Império Austro-Húngaro, estudou na Universidade Técnica da Áustria e posteriormente na Universidade de Praga, estudou também engenharia na Universidade Técnica de Graz, na Áustria, depois trabalhou em Budapeste, Hungria e emigrou para os EUA em 1884.Trabalhou com o grande inventor Edison durante algum tempo, desenhando vários tipos de dínamos, mas os dois tornaram-se adversários devido à campanha publicitária de Edison pela utilização da corrente contínua para distribuição de eletricidade, em contraposição à corrente alternada defendida por Nikola Tesla.
A corrente alternada surgiu quando Nikola foi contratado por J. Westinghouse para construir uma linha de transmissão entre Niágara e Buffalo, em NY. Thomas Edison fez o possível para desacreditar Tesla, mas o sistema polifásico de Tesla foi adotado. A Corrente Alternada é a forma mais eficiente de se transmitir uma corrente elétrica por longas distâncias. Nela, os elétrons invertem o seu sentido várias vezes por segundo. A Corrente Alternada foi adotada para transmissão de energia elétrica a longas distâncias devido à facilidade relativa que esta apresenta para ter o valor de sua tensão alterada por intermédio de transformadores, além disso as perdas em Corrente Alternada são bem menores que em Corrente Continua.
Tesla fez também inúmeros estudos sobre Eletrotecnia, nomeadamente sobre altas tensões e altas frequências. É muito conhecida a bobina de Tesla, foi também um pioneiro da rádio. Em 1901, Marconi surgiu como o inventor da rádio, ao estabelecer as primeiras comunicações via rádio. Nikola inventou o motor de indução, foi o pai dos sistemas polifásicos de distribuição de energia elétrica, foi inventor da rádio, entre outras atividades. Em 1912, chegou-se a pensar em dividir o Prêmio Nobel de Física entre Tesla e Edison, mas Tesla se recusou terminantemente a isso, e o prêmio acabou sendo dado a outro