Arquitetura
1. Parte mais elevada de uma casa, na junção das duas águas do telhado. = PAU-DE-FILEIRA2. Parte mais alta de uma elevação de terreno. = CUME"cumeeira", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/cumeeira [consultado em 13-10-2014]. http://www.priberam.pt/dlpo/cumeeira Cumeeira é:
Parte mais alta do telhado, onde se encontram as superfícies inclinadas (águas). A grande viga de madeira que une os vértices da tesoura e onde se apóiam os caibros do madeiramento da cobertura.
Também chamada de espigão horizontal. Ver Caibro e Tesouras. http://www.colegiodearquitetos.com.br/dicionario/2009/02/o-que-e-cumeeira/ Espigão é:
Ponto culminante de um telhado. Linha que divide as águas de uma cobertura.
Espécie de cumeeira inclinada formada pelo encontro de duas águas ou panos do telhado.
Aresta inclinada delimitada pelo encontro entre duas águas que formam um ângulo saliente, isto é, o espigão é um divisor de águahttp://www.colegiodearquitetos.com.br/dicionario/2009/02/o-que-e-espigao/
1. PlanialtimétricoPor Fernando (MT) em 08-08-2012
É a junção da palavra plani + altimetriaPlani- Mapa que representa toda superfície terrestre em um plano retangular.Altimetria - é a operação que mede as altitudes de pontos em um terreno.A Planialtimetria representa as informações planimétricas e altimétricas em uma única planta, carta ou mapa.A planta planialtimétrica é fornece o maior número possível de informações da superfície representada para efeitos de estudo, planejamento e viabilização de projetos.A planimetria permite representar os acidentes geográficos (naturais ou artificiais) do terreno em função de suas coordenadas planas (x, y).A altimetria, por sua vez, fornece um elemento a mais, que é a coordenada (z) de pontos isolados do terreno (pontos cotados) ou de planos horizontais de interseção com o terreno (curvas de nível).