Arquitetura
CASA REFÚGIO
Conceito de Refúgio
Antes de nos atermos à definição de Casa Refúgio, mister se faz a definição do que seja “casa”. Classicamente, casa tem osentido de abrigo, morada.
“As inúmeras definições sobre casa são e foram, ao longo da história da arquitetura, muito freqüentes. Em todas estas definições que situam a casa como algo mais que umsolo e um teto aparecem reiteradamente termos como símbolo, mito, sonho ou felicidade. Quando estas definições tentam estabelecer uma origem histórica se remetem a termos como abrigo, morada, choupana,toca ou cabana, referidas sempre à arquitetura primitiva, à arquitetura anônima ou à arquitetura popular” (GILI, 2002, p.09).
Refúgio nos remete a seu sentido literal: s.m. Asilo, retiro, lugar paraonde se foge para escapar a um perigo. Esconderijo. Então:
“A casa é o refúgio cálido e cordial em que nos sentimos protegidos; o lugar de descanso, esta quietude que nos protege frente ao mundo enos abriga de infames tempestades exteriores. É também o cenário da representação teatral da vida íntima, o lugar em que as pessoas crescem e morrem, e onde melhor se revela a essência real de cadabiografia” (MOSTAEDI, 2001, p.05).
Outra questão que se apresenta é a distinção entre casa urbana (o palazzo) e a casa de campo (a villa). A casa urbana é a casa de todos os dias, da rotina, docotidiano, do corre-corre diário. É para onde se volta ao final de um dia estafante de trabalho. A casa de campo (praia ou montanha) é o lugar do descanso, do fugir; é para onde se dirige para relaxar.Daí depreende-se que a CASA REFÚGIO é o lugar do descanso, muitas vezes do isolamento, da interação com a natureza e consigo mesmo.