arquitetura
OBRA: Residência unifamiliar
ENDEREÇO: Rua Augusto Rocha, 117, Gravataí, RS
1. APRESENTAÇÃO
Esse projeto apresenta as instalações elétricas, telefônicas, de TV e de TV a cabo de uma residência unifamiliar. O mesmo foi elaborado de acordo com a Norma Brasileira para instalações elétricas de baixa tensão NBR-5410 (2013), Código Municipal de Obras de Gravataí/RS, Regulamento das instalações consumidoras do Rio Grande do Sul (RIC-2012) RGE e Regulamento de instalações Telefônicas (Brasil Telecom).
2. TIPO DE FORNECIMENTO
De acordo com a carga instalada, a mesma teve a demanda calculada conforme o Regulamento de Instalações Consumidoras (RIC-2012), sendo o fornecimento do tipo C14 (trifásico, 5 condutores, sendo 3 fases, 1 neutro e 1 condutor de proteção “PE”).
3. ENTRADA DE ENERGIA
Será ligada a rede pública através de um ramal de ligação aéreo do poste da concessionária até o poste particular, este ramal utilizará cabo multiplex de alumino com seção de 4x16mm².
O ramal de entrada, ou seja, do topo do poste particular até a entrada do medidor, será feito com condutores de cobre com seção de 4x25 mm². Da medição até o centro de distribuição será executado um ramal de alimentação subterrâneo com condutores de cobre com seção de 4x25mm² e 1x10mm², embutidos em um eletroduto de PVC com 40 mm de diâmetro. A tensão de alimentação será de 380/220 V.
4. MEDIÇÃO
O medidor de energia será instalado na caixa do medidor, de acordo com o RIC-2012. Neste mesmo local, será instalado um disjuntor tripolar de 3 x 70 A, para proteger os condutores do ramal de alimentação.
5. ATERRAMENTO
Junto com o medidor será executado um aterramento constituído por uma haste de cobre de 15 mm de diâmetro com 2,40m de comprimento. O condutor neutro, de cor azul clara, será ligado a esta haste por um condutor de cobre com seção de 1x10 mm², de acordo com o anexo J do RIC-2012.
Nesta mesma haste será ligado o condutor de proteção, de cor verde com anilhas