arquitetura
Pró-reitoria de Graduação
Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Curso de Arquitetura e Urbanismo
PU3 – Projeto de Urbanismo III
Turma GP355M0253 - MWB
Orientação do Prof.
Cidades do Exterior – Cidades Européias
Pode-se sintetizar a descrição das cidades européias, como Londres , Paris, Amsterdam, entre outras como cidades românticas, históricas, elegantes e vibrantes. Observa-se que pelo fato destas cidades serem muito antigas tanto as características arquitetônicas como as urbanísticas são muito diversificadas. Existe o uso de novas tecnologias, existindo um novo urbanismo marcado por uma arquitetura contemporânea, respeitando sempre a tradição histórica, não perdendo assim as diversas características medievais (IMAGEM 01). Assim, tais cidades são marcadas por serem pontos de referência histórica e cultural do mundo, com inúmeros museus.
Imagem 01: Observa-se ao fundo as construções londrinas que são muito diversificadas. Caracterizadas por vários estilos arquitetônicos diferentes, em parte por causa da idade das edificações. (Foto de Janeiro de 2012).
Diversas características em comum são observadas nas cidades européias, inicialmente a presença de grandes parques com áreas verdes, lagos, áreas para lazer e para a prática de exercícios e com monumentos a céu aberto (IMAGEM 02).
Imagem 02: Parque Greenwich em Londres, onde observa-se amplo espaço verde, com lago e local para lazer.
Em relação as características viárias observa-se que devido a idade das cidades as ruas na sua grande maioria são estreitas e pavimentadas com paralelepípedo, e mesmo assim não existe problemas de engarrafamento. Em Londres por exemplo, apesar de ser uma grande cidade, é muito fácil andar e se locomover. Além de ser uma cidade muito bem sinalizada, do carro à bicicleta, cada vez mais usada, onde tem-se à disposição todos os meios de transportes possíveis. Isso ocorre pois o transporte público funciona de forma