Arquitetura
1. Una Arquitetos
O Una Arquitetos foi fundado em 1996 por arquitetos formados pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. O propósito do escritório é desenvolver projetos como equipamentos para transporte público e projetos urbanos, espaços culturais, escolas, edifícios residenciais e comerciais.
O escritório é reconhecido na área de arquitetura mundialmente e recebeu diversos prêmios por projetos e obras construídas, vários concedidos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil, como em 2008, o prêmio máximo dessa instituição, o prêmio Carlos Barjas Milan, pelo projeto da Nova Estação Piqueri, além de ter participação em diversos eventos nacionais e internacionais, como exposições na Bienal de Arquitetura de Veneza, e em 2010 foi o convidado a expor na Trienal de Arquitetura de Lisboa, tendo desenvolvido especialmente para a Trienal um projeto de habitação em Caranguejo Tabaiares, Recife.
Foi premiado na V Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo com o projeto para o Centro Universitário Maria Antônia (USP) e do Instituto de Arte Contemporânea, e na VII Bienal, com o projeto urbano para os bairros da Mooca e Ipiranga, em São Paulo.
Houve várias integrações do escritório, como em 2003 integrou a equipe do arquiteto Paulo Mendes da Rocha no projeto para candidatura de São Paulo à sede das Olimpíadas de 2012, e integrou a exposição Coletivo - Arquitetura Paulista Contemporânea, exibida inicialmente em São Paulo (Centro Universitário Maria Antônia), e posteriormente no Rio de Janeiro, Lisboa, Zurich, St. Louis, Braumschweig.
São sócios do Una Arquitetos: Cristiane Muniz, Fábio Valentim, Fernanda Barbara e Fernando Viégas. Entre 1996 e 1999, o escritório teve também como sócias Ana Paula Pontes e Catherine Otondo.
1.1 Projeto: Casa em Joanópolis
1.1.1 Ficha Técnica
Local: Joanópolis, São Paulo – Brasil.
Inicio e término do projeto: 2005-2008.
Área do terreno: 4383,25 m².
Área construída: 433,79 m².