Arquitetura
Estruturas pneumáticas
Estruturas pneumáticas são formas estruturais estabilizadas pela pressão de gases. São esteticamente agradáveis e podem ser soluções econômicas quando aplicadas na cobertura de grandes áreas como na construção de ginásios, na construção de galpões fabris e de depósitos e são muito utilizadas na arquitetura efêmera.
Apesar da rentabilidade e dos aspectos positivos dessas estruturas na cobertura de grandes áreas, no Brasil elas são pouco conhecidas, estudadas e empregadas. Essas estruturas são mais utilizadas nos Estados Unidos e Japão em coberturas de até 40000m² e, em outros países com 20000m². Seu uso depende muito do desenvolvimento tecnológico.
As estruturas pneumáticas possuem compartimentos pressurizados, esses compartimentos podem ou não ser usado por pessoas. Os tipos básicos de estrutura pneumática são: air supported e air inflated, .Representado nas figuras abaixo: air supported air inflated
Figuras 6 - Tipos básicos de estruturas pneumáticas [OTTO e TROSTEL (1967)].
Fonte: Tensile structures: v.1- pneumatic structures
As estruturas pneumáticas são constituídas de membranas flexíveis e leves, condições que as tornam essenciais para certos tipos de arquitetura. No tipo air supported, a estrutura é formada por uma única membrana que a depender das condições é reforçada por cabos. Esse é o tipo que é mais usado e exige bombeamento frequente de ar e sistema especial para acesso à área interna. O outro modelo, air inflated, usa membrana celular. Nesse modelo, se não houver vazamento, o bombeamento contínuo de ar não é necessário, porém seu custo é mais elevado.
Na maioria das vezes as estruturas pneumáticas são formadas por superfícies esféricas ou cilíndricas, as estruturas air supported com superfície esférica são usadas para vencer grandes vãos, e grandes alturas, as cilíndricas