Educaçâo infantil
MARLI FERREIRA BARBOSA
A LINGUAGEM MUSICAL PRESENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
ITARARÉ
2012
TEMA: A LINGUAGEM MUSICAL PRESENTE NA EDUCAÇÃO
.
PROBLEMA : COMO A MÚSICA COM CONTEÚDO EDUCACIONAL CONTRIBUI
COM A EDUCAÇÃO NA PRIMEIRA INFÂNCIA?
OBJETIVO:
*ANALISAR A INFLUÊNCIA POSITIVA QUE A MÙSICA EXERCE NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
*IDENTIFICAR HÁBILIDADES PRODUZIDA PELA AÇÃO DA MÚSICA.
*AVALIAR MEIOS QUE A MÚSICA OFERECE PARA DESENVOLVER A CRIATIVIDADE DAS CRIANÇAS
JUSTIFICATIVA:
A MÚSICA É UMA ARTE QUE É UTILIZADA A MUITO TEMPO NA EDUCAÇÃO E NA APRENDIZAGEM.
É NATURAL NOTAR NAS CRIANÇAS A CURIOIDADE EM ENTENDER OS SONS,QUE NOS RODEIAM O TEMPO TODO,O TIC-TOC DO RELÓGIO,O ANDAR DAS PESSOAS,PINGOS DA CHUVA,O BARULHO DO MOTOR DO AVIÃO E TANTOS OUTROS SONS.
O INTERESSE DAS CRIANÇAS PELA MÚSICA, DESPERTA O LADO LÚDICO QUE APERFEIÇOA O CONHECIMENTO, PROMOVENDO MAIOR CAPACIDADE DE EXPRESSÃO,DE COMUNICAÇÃO E A SOCIALIZAÇÃO.COMFORME ESTUDOS DE GARDEN(1996)SOBRE CRIANÇAS ALTISTAS EM QUE SÃO EXTREMAMENTE PERTUBADAS E QUE EVITAM O CONTATO SOCIAL,POIS SÃO MUITO CALADAS,POSSUEM CAPACIDADES MÚSICAIS INCOMUNS.
PARA WEENBERGER (1999) AS CRIANÇAS SÃO TIDAS COMO POSSUIDO-RAS DE CAPACIDADES PARA PERCEBER E RESPONDER A COMPONENTES BÁSICAS DA MÚSICA POR QUE A MÚSICA ESTÁ PRESENTE NAS SUAS VIDAS MUITO ANTES DE FALAR, O QUE LEVANTA A QUESTÃO IMPORTANTE. O SIS-TEMA NERVOSO E O CÉREBRO COMEÇA A PERMITIR A PERCEPÇAO,A MEMORAÇÃO E O PROCESSAMENTO DA MÚSICA.
SEGUNDO STRALIOTO (2001) A MÚSICA É UMA CIÊNCIA COM GRANDES MUROS DA VARIAÇOES DE CÓDIGOS, POSSIBILITANDO O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL DA PESSOA.E QUANTAS MAIS CEDO AS CRIANÇAS ENTRAREM EM CONTATOS COM O MUNDO DA MÚSICA,MAIORES