História da educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ – UESC
Departamento De Ciências Agrárias e Ambientais - DCAA
Curso: Licenciatura em Geografia
Disciplina: História da Educação Brasileira
Discente: Tatiana Oliveira
Data: 11 de Julho de 2011
Atividade em serviço para obtenção parcial de créditos avaliativos.
Texto: IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO.
1- Comente a frase “ A educação não é uma ilha, mas faz parte do mundo, e nesse sentido reflete as disparidades e as lutas sociais”.
Segundo o texto, o que mantém viva a memória de um povo e dá condições para a sua sobrevivência é a educação. A educação torna possível a reciprocidade entre indivíduo e sociedade. Nas sociedades tribais a cultura global é transmitida de maneira informal pelos adultos, atingindo a todos os indivíduos, já nas sociedades mais complexas, com o passar do tempo, a educação formal assume um caráter intelectual cada vez mais distanciado da atividade concreta, destinando-se apenas à elite. A forma como a educação é oferecida, em si mesmo já impossibilita a sua universalização, mas, o fenômeno educacional não deve ser definido com neutro, uma vez que ele se encontra ligado aos problemas econômicos, políticos e sociais do seu tempo. A escola faz parte do mundo e ignorar esse fato é permitir que ela permaneça a serviço do status quo e não se torne um possível intrumento de transformação.
2- De que forma você enquanto educador torna a sua prática intencional?
Quando faço uso do conhecimento vivido pelos discentes com o objetivo de socializar a experiencia de vida dos mesmos, levando em conta os valores já adquiridos por eles, levando-os a se perguntar que tipo de indivíduos se quer formar em nossa sociedade atual. A educação deve estar em constante contato com a experiência de vida dos discentes, pois é exatamente a ponte existente entre o agir e o pensar que dinamiza a ação e evita as formas ultrapassadas de ideologia. Deve-se estudar a educação sempre levando em conta