Arquitetura vernacular
Arquitetura vernacular, são todos os tipos de arquitetura em que se empregam materiais e recursos do próprio ambiente em que a edificação é construída. Desse modo, ela apresenta caráter local ou regional.
Um exemplo dessa arquitetura é o adobe, uma das mais antigas técnicas de construção utilizadas pelo homem e que utiliza de materiais e mão-de-obra locais.
O Adobe nada mais é que um bloco feito através de uma mistura de terra, areia e um estabilizante (geralmente uma palha), que é amassado com os pés, moldados através de uma forma (geralmente de madeira) e secado ao sol. Os blocos são assentados com barro e pode ser revestido ou não, mas sempre bem protegidos da chuva.
Além de ser um material tradicional e não passar pelo processo de queima, como o bloco cerâmico, é ainda um material com grande eficiência energética e acústica.
[pic] [pic]
[pic]
A terra crua leva a vantagem de não consumir energia na sua produção e ser de baixo custo. Além disso, ela possui bom isolamento térmico e acústico, é resistente a desastres naturais e ao fogo.
No Brasil a construção de adobe é comum em regiões de seca no nordeste, onde a população é mais pobre e não tem condições de comprar materiais de construção. Mas nem por isso ela é menos indicada, dizem alguns especialistas, já que o barro utilizado oferece as mesmas condições de qualidade e aparência que o uso de tijolos e blocos.
Nesse sentido, as características do adobe - tanto do ponto de vista físico, quanto do ponto de vista cultural e tecnológico, por estar presente na nossa tradição vernacular - contribuem para que essa tecnologia possa resultar em uma arquitetura bioclimática bem adaptada e inserida, enfim, com potencialidades para um bom conforto ambiental.
Centro Universitário Módulo
ARQUITETURA VERNACULAR - ADOBE
Evandro Luis Silva Barros – 19952-4
Conforto térmico e eficiência