Fatores financeiros e motivacionais relacionados com a escolha dos locais para a prática da dança: estudo de caso do samba rock na cidade de são paulo
*Orientador
**Discentes
Grupo de Pesquisa CNPq: Pesquisas Interdisciplinares em Sociologia do Esporte
Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades
(Brasil)
Prof. Dr. Marco Bettine de Almeida*
Kaio César Pereira**
César Quintino Furtado**
Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd169/fatores-financeiros-para-a-pratica-da-danca.htm
Resumo
Este trabalho tem como objetivo retratar se a influência financeira tem o poder de selecionar o público que freqüenta as casas de dança: Samba Rock na cidade de São Paulo, este trabalho pode auxiliar a entender se o processo de evolução da prática do estilo musical trouxe adeptos das classes sociais mais altas da cidade. Analisar a influência de segregação das etnias sociais, uma vez que em geral na população brasileira, os negros e pardos fazem parte, em sua maioria, da sociedade de classe média ou classe média baixa e os brancos continuam sendo os que compõem, em sua maioria, a classe que vai da qualificação de média até a classe alta.
Palavras Chave: Dança. Samba rock. Classe.
Introdução
Estudar o fenômeno da dança é entender a complexidade dos movimentos, organizados e articulados a um ritmo, estruturado na cultura que originou aquele determinado estilo e a interpretação do artista, é a expressão corporal que estimula sentidos e se transforma em arte.
O Samba Rock é um estilo musical de dança de salão que foi difundido socialmente em São Paulo em sua maioria pela população de cor negra ou parda durante a década de 50 e 60. A música, importada dos norte americanos, teve por parte dos brasileiros um estilo de dançar próprio.
“Os anos de 1950 e 1960 viriam o nascimento de algo que tornaria os bailes paulistanos, e depois paulistas, diferentes de outros no Brasil. Muitos dizem que é um estilo de música, outros falam que é o nome da dança: o Samba-Rock. Nesse termo que desperta polêmicas longe de estarem terminadas, entram uma palavra