arquitetura românica e gótica
Prof- Mirian Moreno
Lois Marian 1º ano A
Arte Gótica
Catedral Metropolitana de São Paulo ou Catedral da Sé. Arte Românica
Arcos da Lapa – Rio de Janeiro.
Arte Gótica
Vitrais
Os vitrais tornaram-se uma característica estética comum na arquitetura gótica. Com o crescente sistema de durabilidade, o vitral foi incorporado às catedrais sem preocupações com estragos. As peças continham cores vibrantes e temas religiosos, incluindo cenas da vida de Jesus, da Bíblia e da Virgem Maria. Os fiéis acreditavam que a luz que transpassava os vitrais era um meio de comunicação com o paraíso.
Escultura
A escultura desenvolveu-se significativamente durante o período de arte gótica. No início, elas pareciam pesadas e irreais. Muitas incluíam figuras religiosas e eram colocadas dentro de catedrais com o objetivo de promover cultos. Com o progresso do período, os artistas aperfeiçoaram o drapeado vestido pelas figuras esculpidas e obtiveram sucesso em deixá-las com aparência real. Adicionalmente, eles criaram cenas graciosas com cabelo realístico, expressões faciais e interações entre esculturas.
Pintura
A pintura, como a escultura, desenvolveu-se estilisticamente através do tempo. Naquela época, as pinturas góticas não eram feitas para serem vistas por grandes audiências e eram tipicamente colocadas em Bíblias e livros, lidos apenas pelos altamente educados. As primeiras pinturas góticas tinham uma aparência plana e sem emoção. Muitas tinham problemas de perspectiva. No entanto, assim como a escultura desenvolveu-se em estilo, o mesmo ocorreu com as pinturas góticas. Em direção ao final do período, elas tornaram-se um pouco mais realísticas, apesar das questões com perspectivas ainda permanecerem.