Arquitetura islâmica, paleocristã, românica, gótica e formas arquitetônicas religiosas
O Islamismo surge com a fuga de Maomé para a Medina, conhecida como Hégira.
A Cúpula do Rochedo
Arquitetura:
Agrupa o conjunto de estilos seculares e religiosos aplicado no desenho e construção de edifícios e estruturas, desde a fundação do Islão. -Principais construções: Mesquitas, tumbas, palácios e fortes. -Demais construções: banhos públicos, fontes e arquitetura doméstica.
Cidades Muçulmanas: -Irregularidade - Ruas formam um labirinto - Lojas não são agrupadas em uma praça, mas alinhadas em uma ou mais ruas. - A cidade é um organismo compacto, fechado por uma ou mais voltas de muros, que a diferenciam em vários recintos. - Cada grupo étnico religioso tem seu bairro e o príncipe reside na periferia (maghzen), longe do tumulto.
Mesquita azul Istambul
Kairouan
Edifícios islâmicos: arcos ogivais, paredes decoradas com pedra entalhada, pintura, incrustações e mosaicos. • ornamentados com motivos geométricos, caligráficos e vegetais. Mesmo elementos com origens naturalistas, como folhas, são estilizadas até tornarem-se irreconhecíveis.
*A casa tradicional islâmica é construída Características marcantes da arquitetura: em torno do pátio e mostra apenas -Coluna uma parede, sem janelas, para a rua, -Arco protegendo a vida familiar. -Cúpula
Stéfani Salvato RA: B03ECB0 UNIP – Arquitetura e Urbanismo Profª. Msc Glória C. de Arruda
Arquitetura Paleocristã e Bizantina
Santa Sophia
-> Período Bizantino –império romano se divide em oriental e ocidental. – fase de transição do período clássico para o medieval. – desenvolvimento dos valores cristãos - convívio com a arte pagã dos templos e edificações romanas. – cristianismo nasce em um mundo com ligação entre a religião, o império e o patriotismo *A primeira fase da arte paleocristã se da nas catacumbas e sarcófagos.
Basílica de São Pedro
Templo x Igreja
• O interior do templo - um pequeno sacrário para abrigar a estátua de um deus. • procissões e os desfiles tinham