Arquitetura na idade média
DISSIPLINA: HISTORIA
CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES M2A
Arquitetura na Idade Média
Dezembro 2012
A arquitetura medieval, da arquitectura bizantina à arquitectura gótica, foi principalmente influenciada pelo recrudescimento das cidades (e conseqüente ruralização da Europa e criação de feudos) e a ascensão da Igreja Católica. À medida que o poder secular submetia-se ao poderpapal, passava a ser a Igreja que detinha o capital necessário ao desenvolvimento das grandes obras arquitetônicas. A tecnologia do período desenvolveu-se principalmente na construção das catedrais, estando o conhecimento tectônico sob o controle das corporações de ofícios.
Durante praticamente todo o período medieval, a figura do arquiteto (como sendo o criador solitário do espaço arquitetônico e da construção) não existe. A construção das catedrais, principal esforço construtivo da época, é acompanhada por toda a população e insere-se na vida da comunidade ao seu redor. O conhecimento construtivo é guardado pelas corporações, as quais reuniam dezenas de mestres-de-obras (os arquitetos de fato) que conduziam a execução das obras mas também as elaboravam.
Este período caracterizou-se pela forte presença clerical, ou seja, o domínio da Igreja (o maior senhor feudal de toda a Idade Média), em todas as atividades sócio, econômicas, políticas e culturais. E a arquitetura não ficou fora disso...
Como a população em geral no Feudalismo não tinha acesso aos livros, e o conhecimento era resguardado apenas aos nobres...Bem, a Igreja era responsável pela contratação dos artistas (construtores, arquitetos, marceneiros, carpinteiros, escultores, pintores, decoradores, etc).
E como diz o ditado - "manda quem pode, e obedece quem tem juizo!"; nesse período a arquitetura se destacou pela construção de várias igrejas e castelos.
Muitas das atividades intelectuais e culturais se desenvolveram à partir dos pequenos