Arquitetura Moderna e Pós-Moderna
RGM: 2314009897 Disciplina: Arquitetura e Urbanismo Contemporâneos
Tutor: Thais Campos
AP_II
Qual distinção podemos observar entre movimento pós moderno e modernismo, no campo da arquitetura e do urbanismo? No que se aproximam? Justifique.
Procure argumentar e embasar bem sua resposta no conteúdo estudado.
Modernismo e Pós-Modernismo, diferenças e semelhanças
O Modernismo foi um período onde uma das principais ideias era rejeitar totalmente a Arquitetura anterior, promovendo uma renovação da mesma. Já o Pós-Modernismo não era um estilo propriamente dito, mas sim um período da Arquitetura no século XX. Os dois modelos se contrapõem mais do que se assemelham.
O Modernismo visava uma ideia de universalização da Arquitetura, onde o modelo era responsável por criar um partido arquitetônico seguindo a lógica de máquina, utilizando novas tecnologias e materiais como o concreto armado e o aço, fazendo com que se pudessem construir edifícios altos como arranha-céus. As formas arquitetônicas eram simples e na maioria das vezes ortogonais, e tinham como função atender necessidades práticas, ou seja, ter pouco gasto e ser bem eficiente. Além disso, o traçado era geométrico e sem ornamentos. Neste período era comum a verticalização das edificações, o uso de pilotis, e um zoneamento bem definido, já nas cidades era dado ênfase na funcionalidade de circulação de pedestres e veículos. A simplicidade, a funcionalidade e a racionalidade eram o lema do Modernismo, que tinha como objetivo fazer com que a Arquitetura atendesse à todos. Uma das citações marcante deste período foi dita por Le Corbusier: “Menos é mais”, podendo-se entender todo o conceito do período Moderno.
O Pós-Modernismo criticava esse tipo de Arquitetura, pois para os pós-modernistas a Arquitetura não teria que ser tão “pobre”, e havia que dar uma importância maior para o conteúdo da obra e não a forma. O ecletismo era a principal diferença entre os dois períodos, já que