ARQUITETURA PÓS-MODERNA
ARQUITETURA PÓS-MODERNA
O objetivo das obras desse período era contrapor as obras do modernismo, é uma arquitetura muito polemica que faz misturas de elementos arquitetônicos e instiga o observador a se posicionar a respeito (crítica à arquitetura moderna).
Os arquitetos da época visavam repensar um aspecto que consideravam falho ou totalmente errado na arquitetura modernista. Todos os pós modernistas queriam, de uma forma ou de outra, fazer com que a arquitetura fosse novamente portadora de símbolos (arquitetura falante), para restabelecer o contato dos habitantes da cidade com a arquitetura, transmitindo valores culturais e questões construtivas. Por isso o pós-modernismo resgata os estilos anteriores ao modernismo e os utiliza de forma diferenciada.
Algumas de suas características principais são:
Complexidade/Contradição: O Pós-modernismo agitou a “falta” de criatividade que assolava a arquitetura moderna nos anos 70. Como exemplo de contradição podemos observar o Edifício Mutual de Seguridad.
(Edifício Mutual de Seguridad, Santiago, Chile- Arq. José Gabriel Alemparte – 1999)
Ambiguidade/Tensão: O pós-modernismo esgotou de todas as fontes arquitetônicas ocidentais, até mesmo do modernismo. Essa mistura e sobreposição de elementos é que causa essa sensação de tensão. Na imagem que segue pode-se perceber a simetria e os elementos clássicos misturando-se a elementos construtivos da época (vidro, concreto, etc.), que levanta uma polemica muito grande acerca da obra.
(Hotel Unique. Arq. Ruy Otake.)
Inclusividade: Não há padronização, sempre se parte do pressuposto da obra para o indivíduo que a habita. No caso das instalações do Grupo Escolar Vale Verde por exemplo, o arquiteto cria toda uma simbologia para criticar a forma como as escolas trabalham com as crianças.
(Grupo Escolar Vale Verde, Éolo Maia 1984/85.)
Hibridismo: Ocorre um processo de “copia” (quase de clonagem), onde a composição complexa e a combinação de elementos levam a