Arquitetura escolar
ARQUITETURA ESCOLAR: CENTRO-OESTE B RASILEIRO E IRAQUE
Aline Andrade Zabotto¹
Emerson Junior ²
Fernanda Grezzana Meira³
Maiara Cappelletto4
Geovany Jessé Alexandre da Silva 5
Louise Logsdon 6
RESUMO
O artigo apresenta as semelhanças e diferenças nas diretrizes que precisam ser avaliadas ao realizar projetos arquitetônicos escolares no Centro-Oeste brasileiro e no Iraque. Ainda permite identificar através do clima, relevo e cultura, aspectos essenciais para o desenvolvimento de projetos. Levando em conta o projeto da Escola SESC de Brasília e projetos encontrados de novas e/ou escolas reformadas no território iraquiano.
Palavras-chave: integração harmônica de projetos em cidades, reabilitações escolares, arquitetura escolar iraquiana,
ABSTRACT
1 INTRODUÇÃO
Esse projeto foi desenvolvido a fim de criar não somente uma escola, mas uma praça de integração com a cidade, integrando harmonicamente, estudantes e a sociedade, tornando -se um edifício atraente e convidativo, evidenciando a marca do SESC tornando-se referencia para a cidade. Transformar o espaço do terreno em uma grande praça integrada com a cidade.
- dar ao edifício caráter público através de uma concepção espacial que favoreça a agregação de seus usuários e o integre harmonicamente ao espaço urbano.
¹ Aluna de Arquitetura e Urbanismo na UNEMAT. E-mail: aline_andrade0408@hotmail.com;
² Aluno de Arquitetura e Urbanismo na UNEMAT. E-mail: emersonjunior_tga@hotmail.com;
³ Aluna de Arquitetura e Urbanismo na Universidade do Estado de Mato Grosso. E-mail: scenenow@gmail.com
4
Aluna de Arquitetura e Urbanismo na Universidade do Estado de Mato Grosso. E-mail: maiara_cappellettinha@hotmail.com 5
Docente de Arquitetura e Urbanismo na Universidade do Estado de Mato Grosso. Graduado pela Universidade Federal de Uberlândia, 2003. Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Mato Grosso, 2006. Doutor pela Universidade de Brasília, 2011. E-mail: galexarq@yahoo.com.br
6