Legiao urbana
Como se não houvesse o amanhã
INTRODUCAO
O livro retrata alguns contos que foram inspirados nas musicas do grupo Legião Urbana, onde Renato Russo fala muito dos fatos reais ocorridos na sua vida e na sua vivência entre amigos e família. Critica a sociedade, a politica e a forma como os governantes lideram o nosso país. O livro tem como objetivo fazer com que os leitores tenham uma visão critica do mundo atual. O livro é destinado principalmente ao publico jovem que tenha maturidade para discernir o certo do errado.
Neste trabalho iremos discutir com os colegas a analise especifica dos personagens e da linguagem, os ambientes retratados nos contos e sobre o narrador e o enredo.
Falaremos sobre a fidelidade a obra literária e comparação critica. Faremos uma analise do livro como um todo. Depois a exploração e por fim uma produção textual retratando um conto social ou de amor.
ANALISE ESPECÍFICA
Os personagens e a linguagem
A)Em relação aos protagonistas, houve acerto na caracterização dos personagens? Explique.
Sim, podemos perceber isso pelos personagens do conto assim como na música, se comprova que são um casal, onde um se completa ao outro, formando uma relação de confiança muito forte, os dois estão sempre juntos, porém, a mulher ajudou muito o seu parceiro e ela queria algo a mais nessa relação, ela fazia muitos planos para o seu futuro com o homem, enquanto ele era egoísta, não a ajudou de mesma forma e não pensava em um futuro, ele “só queria estar ali”.
B)Todos os personagens da canção representam a mesma importância que no conto? São os mesmos personagens? Há acréscimo de personagens? Qual o papel deles na construção do enredo?
Sim, o casal da música, por exemplo que protagoniza o conto. Sim, um casal de homem e mulher. C)Em que sentidos a transposição para o conto ganhou ou perdeu para a obra original, nesse aspecto?
A partir do conto não existem coisas subentendidas, coisas quem tem várias