Legião Urbana
Legião Urbana
Vida – Como tudo começou
A história da LEGIÃO URBANA se confunde com a própria historia do rock dos anos 80 e o surgimento das bandas de Brasília. O grupo formado por Marcelo Bonfá (bateria), Dado Vila-Lobos (violões) e Renato Russo (vocais) sempre bateu recordes de vendas em discos, lotou estádios e criou uma verdadeira legião de fãs. Renato Russo, o líder do grupo, até hoje é reconhecido como um dos maiores poetas e compositores da MPB.
Renato Russo nasceu em 27 de março de 1960 no Rio de Janeiro e aos 4 anos ganhou um disco dos Beatles. Não demorou muito para que ele descobrisse outros sons dos anos 60, como Beach Boys e Bob Dylan. Ouvia muito Sham 69, The Clash, Ramones e Sex Pistols. Aos 7 anos, mudou-se com a família para os Estados Unidos e ao retornar para o Brasil, foi morar em Brasília. Foi lá que em certa vez, Renato viu entrar num bar (o Taberna) um cara meio punk. Renato chegou e perguntou se ele gostava de Sex Pistols , o punk respondeu: "Sex Pistols? Yeah!". O nome do punk era André Pretorius. Os dois se tornaram amigos e passavam várias tardes ensaiando as músicas de Ramones , Sex Pistols e Slaughter and the Dogs. Depois começaram a se juntar outros músicos que deram origem a bandas como Capital Inicial e Plebe Rude.
Em 1978, Renato montou o Aborto Elétrico. A primeira apresentação do Aborto Elétrico foi em 1980 em um bar chamado "Só Cana". O público da banda estava crescendo, principalmente na parte dos jovens estudantes. André Pretorius teve de servir o exército e então entrou Flávio Lemos (atualmente do Capital Inicial) para tocar baixo. Renato saiu do Aborto em 1982 para fazer um trabalho estilo banquinho e violão, época em que ficou conhecido como "O Trovador Solitário". Tocava em aberturas de shows na cidade e foi em uma festa que conheceu Marcelo Bonfá.
Nesta época, Renato Russo chegou a comandar um programa de jazz para uma rádio de Brasília. O problema é que seu o espirito