Arquitetura De Von Neumann X Arquitetura Harvard
O modelo Von Neumann é uma arquitetura de computador caracterizada pela possibilidade de uma máquina digital armazenar seus programas no mesmo espaço de memória que os dados, podendo assim manipular tais programas, sendo assim, tanto dados quanto as instruções (código) são armazenados na mesma memória, tonando-se assim a principal característica da arquitetura Von Neumann.
A máquina proposta por Von Neumann apresentava os seguintes componentes: uma memória; uma unidade aritmética e lógica (ALU); uma unidade central de processamento (CPU) composta por diversos registradores e uma unidade de controle (CU) cuja a função é um buscar um programa na memória, instrução por instrução, e executá-lo sobre os dados de entrada.
Neste modelo de arquitetura, tanto dados quanto instruções compartilhavam o mesmo barramento, permitindo assim que alguns programas se atualizassem, mas, devido a compartilharem o mesmo barramento, uma instrução não poderia ser buscada na memória ao mesmo tempo que um dado, o que reduzia a velocidade de transferência de dados entre a CPU e a memória (throughpu), limitando seriamente a velocidade de processamento quando a CPU precisa fazer um processamento baixo em grande quantidade de dados (gargalo de Von Neumann).
Arquitetura Harvard
Baseando-se em um conceito mais recente que a Von Neumann, distingue-se por possuir duas memórias diferentes e independentes em termos de barramento e ligação ao processador, tendo como principal característica acessar a memória de dados separadamente da memória de programa, também podem possuir tipos diferentes (flash, RAM) e velocidades diferentes. Porém, uma de suas limitações é que não permite que o programa se atualize, ou que seja executado a partir da memória de dados.
A separação de barramentos de dados das memórias onde estão as instruções de programa e das memórias de dados, permite que o processador acesse as duas simultaneamente, podendo assim buscar uma nova instrução, enquanto