ATPS Programa O Estruturada 2
Introdução 5
Capitulo 3 - Ponteiros 6
Dois problemas para tratar Ponteiros 11
Dois problemas para tratar Ponteiros para matriz 12
Dois problemas para tratar Ponteiros para matriz usando funções 13
Introdução
De acordo com Deitel (2011), a Linguagem C foi desenvolvida nos laboratórios Bell, por Denis Ritchie, e implementada em computador em 1972. A Linguagem C se tornou mundialmente conhecida por ser a linguagem utilizada para desenvolver o sistema operacional UNIX e hoje, a grande maioria dos sistemas operacionais são escritos em linguagem C ou C++.
Dada a importância da Linguagem C para a área de programação, a Editora SABER, responsável edição de livros da área de computação e tecnologia, necessita reestruturar um novo livro para linguagem C, a ser lançado em breve, com novos e modernos capítulos e exercícios, que facilitem o aprendizado dos alunos de graduação, pós graduação e interessados em aprender a linguagem C.
Neste desafio, deverá ser realizado a construção de capítulos deste novo livro e a proposta e resolução de problemas computacionais, através da linguagem C, que possam ser incorporados ao livro. Os capítulos e os problemas, no formato de exercícios, devem ser didáticos, práticos e que sirvam como boa ferramenta de aprendizagem da linguagem C.
Etapa 3 – Passo 2.1
Capítulo 3 – Ponteiros
Ponteiros são 'variáveis' que guardam um endereço de memória, por exemplo, quando você anota o endereço de uma pessoa você está criando um ponteiro, o ponteiro é este seu pedaço de papel ele tem anotado um endereço.
Qual é o sentido disto? Simples, quando você anota o endereço de alguém posteriormente você terá um acesso fácil e rápido a este endereço. O C funciona assim, você anota o endereço de algo numa variável ponteiro para depois usar, da mesma maneira, uma agenda, onde são guardados endereços de vários amigos, poderia ser vista como sendo uma matriz de ponteiros em C.
Um ponteiro também tem tipo, quando você anota um