Von Neumann X Harvard
Trabalho de A.C
Um exemplo de arquiterura não Von Neumann é a arquitetura Harvard. A arquitetura Harvard baseia-se na separação de barramentos de dados das memórias onde estão as instruções de programa e das memórias de dados, permitindo que um processador possa acessar as duas simultaneamente.
A principal vantagem desta arquitetura é dada pela dupla ligação às memórias de dados e programa (código), permitindo assim que o processador leia uma instrução ao mesmo tempo que faz um acesso à memória de dados.
Por fim, a arquitetura Havard também possui um repertório com poucas instruções e essas são executadas apenas num único ciclo de relógio.
A diferença básica entre a arquitetura Harvard e a arquitetura von-Neumann está na separação dos barramentos de memórias. Na arquitetura Harvard as memórias são separadas, uma contém as instruções de programa e outra é a memória de dados. Esse fator, permite que um processador possa acessar as duas simultaneamente, obtendo um desempenho melhor do que a da arquitetura von-Neumann pois pode também estar buscando uma nova instrução enquanto está executando outra.
A Arquitetura de von Neumann, por sua vez caracteriza-se pela possibilidade de uma máquina digital armazenar seus programas no mesmo espaço de memória que os dados, podendo assim manipular tais programas, ou seja , Von Neumann é melhor quando as instruções a serem seguidas são mais complexas enquanto Harvard é melhor quando as instruções são simples.
Os microcontroladores com arquitetura Havard são também conhecidos como "microcontroladores RISC" (Computador com Conjunto Reduzido de Instruções), e os microcontroladores com uma arquitetura Von-Neumann, de "microcontroladores CISC" (Computador com um Conjunto Complexo de Instruções).