Harvard X Neumann
Este trabalho tem como objetivo ampliar os conhecimentos na disciplina de Organização de Computadores. Da seguinte forma: foi pedido para realizar uma pesquisa, para responder a uma questão (sobre a comparação das arquiteturas de Von Neumann e Harvard). A seguir, segue os resultados obtidos.
Harvard X Neumann
A proposta inicial de Neumann sugeria que as instruções fossem armazenadas na memória do computador. No começo as entradas de dados eram utilizada por meio de cartões perfurados, assim desenvolveu os circuitos.
A principal característica da arquitetura de maquina armazenar seus programas no mesmo espaço de memória que os dados, assim manipulando os programas. Neumann propôs uma maquina com os seguintes componentes:
Uma unidade de processamento central, para a execução das operações e logicas aritméticas
Unidade de controle, para determinar o sequenciamento das instruções a serem executadas pelos sinais de controles.
Instruções dos programas armazenadas de maneira sequencial, facilitando a busca.
Existência de registradores dedicados ao armazenamento dos operandos e dos resultados das operações.
Unidade de armazenamento central, onde são guardados os programas e dados de forma compartilhada.
Um único barramento do sistema, que deve ser usado para a transferência de dados e para a instrução dos diversos blocos.
A proposta da arquitetura de Harvard é ter um micro controlador mais rápido. É uma arquitetura que se distingue das outras por possuir duas memorias diferentes e independente em termo de barramento e ligação ao processador possa acessar simultaneamente obtendo um desempenho melhor, podendo buscar as duas simultaneamente obtendo um desempenho melhor.
A principal vantagem da Arquitetura de Harvard é a dupla ligação das memorias, dados e programas (código), permitindo assim que o processador leia uma instrução e faz um acesso a memoria de dados ao mesmo tempo.
Harvard possui uma quantidade menor de instruções comparando